O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que implementará tarifas recíprocas para países que, segundo ele, tiram vantagem dos Estados Unidos no comércio. Em uma entrevista no avião presidencial, Trump afirmou que a medida será aplicada a nações que cobram taxas mais altas sobre produtos americanos. O anúncio oficial deve ocorrer entre terça e quarta-feira, durante uma coletiva de imprensa.
O presidente também informou que, nesta segunda-feira, detalhará uma tarifa de 25% que será imposta sobre todas as importações de aço e alumínio, como parte de uma estratégia para proteger a indústria americana. Segundo Trump, essa iniciativa será um reflexo de uma abordagem de “reciprocidade” nas relações comerciais.
Além disso, Trump fez comentários sobre o Canadá, afirmando que o país não seria o que é hoje sem o comércio com os Estados Unidos. De acordo com o presidente, se os canadenses aceitassem tornar seu território o 51º estado americano, eles pagariam apenas metade dos impostos que pagam atualmente.