O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que nos próximos dois dias divulgará planos para a imposição de tarifas recíprocas a outros países. Essa declaração foi feita enquanto assinava duas proclamações que encerravam as exclusões sobre as tarifas de aço e alumínio, elevando as taxas sobre esses metais para 25%. Trump também mencionou que está considerando aplicar tarifas sobre outros produtos, como carros, semicondutores e medicamentos.
De acordo com fontes norte-americanas, o processo de exclusão das tarifas, iniciado por Trump em seu primeiro mandato, teve um descontrole durante o governo do ex-presidente Joe Biden, com a aprovação de centenas de milhares de exclusões de produtos. Trump se mostrou indiferente a possíveis retaliações de outros países, dizendo que essas nações impuseram tarifas sobre as importações dos EUA por anos e que não seria mais justo permitir que os Estados Unidos não impusessem tarifas.
Em entrevista à Fox News, Trump afirmou que a medida recíproca visaria corrigir desigualdades comerciais, enfatizando que outros países se aproveitaram das práticas comerciais dos EUA por um longo período. O presidente mencionou que seu plano de tarifas recíprocas será sofisticado, e que será anunciado em breve, possivelmente na segunda ou terça-feira desta semana.