O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, em publicação no Truth Social, que adotará uma medida de tarifas recíprocas contra países que impuserem restrições a produtos norte-americanos. Segundo Trump, o objetivo é combater práticas comerciais desleais, levando em consideração não apenas tarifas tradicionais, mas também impostos sobre valor agregado, que seriam mais punitivos. Ele afirmou que essas ações visam proteger a economia dos EUA, responsabilizando outras nações por barreiras que afetam o mercado norte-americano.
Trump detalhou que não será permitido o envio de mercadorias ou produtos, sob qualquer nome, através de outros países com a intenção de prejudicar os Estados Unidos. Além disso, o governo americano buscará formas de retirar vantagens econômicas de subsídios fornecidos por outros países que afetam o comércio com os EUA. O presidente também destacou que haverá uma análise minuciosa das barreiras comerciais não monetárias, com a determinação do custo preciso dessas medidas, para garantir um tratamento justo.
O presidente concluiu dizendo que a implementação dessas tarifas será uma solução equilibrada, onde nenhum outro país poderá se queixar. Ele também mencionou que, caso algum país considere as tarifas aplicadas pelos EUA excessivas, poderá reduzir ou revogar suas próprias tarifas, criando uma abordagem recíproca e negociada.