O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que teve uma “boa conversa” com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante uma chamada recente. Trudeau também informou que a implementação de tarifas comerciais entre os dois países será adiada por pelo menos um mês. Esse adiamento oferece mais tempo para discussões e análise das implicações econômicas antes de uma decisão final.
Por outro lado, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, rejeitou as alegações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o confisco de terras no país. Ramaphosa esclareceu que o governo sul-africano está disposto a explicar sua política de reforma agrária diretamente ao governo dos Estados Unidos. A política de reforma agrária tem gerado controvérsias, e o governo sul-africano busca promover um diálogo mais construtivo sobre o tema.
Esses eventos refletem uma movimentação diplomática focada em resolver tensões comerciais e políticas entre países, enquanto se busca evitar mal-entendidos e preservar o bom relacionamento entre as nações envolvidas. A postura de diálogo do Canadá e da África do Sul visa facilitar a compreensão mútua e minimizar impactos econômicos e sociais em suas relações internacionais.