A Polícia Civil do Paraná apreendeu quatro tratores em Cascavel, no oeste do estado, que haviam sido recuperados das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Os veículos estavam sendo comercializados ilegalmente como novos, com preços de até R$ 430 mil, apesar de terem sofrido danos severos durante as enchentes. A empresa responsável pela revenda dos tratores havia adquirido os veículos de uma seguradora por R$ 14 mil, com a autorização de apenas remover peças, sendo proibida a revenda dos tratores em condições de uso normais.
Durante a investigação, os policiais constataram que os tratores estavam sendo anunciados como “zero km” e com placas novas, enganando os consumidores. Além disso, um quinto trator já havia sido vendido anteriormente, em janeiro, o que aumentou o alcance da prática ilegal. Os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel e as investigações seguem para identificar os responsáveis pela comercialização irregular.
A Polícia Civil alerta para os crimes que podem estar envolvidos nesse tipo de transação, como estelionato, crimes contra o consumidor e descumprimento de decisões judiciais. A revenda de bens sinistrados, sem a devida regularização, configura uma violação dos direitos dos consumidores e pode resultar em sérias consequências legais. As investigações continuam para identificar outros tratores que possam ter sido vendidos de maneira indevida.