Pela primeira vez em 20 anos, o transporte individual passou a ser mais utilizado do que o transporte coletivo na região metropolitana de São Paulo, segundo pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo. De acordo com o levantamento, 51,2% dos paulistanos preferem meios de transporte individuais, como carros, táxis e aplicativos de transporte, enquanto 48,8% optam pelo transporte público. Essa mudança na preferência é a primeira desde 2002, quando a utilização do transporte coletivo dominava a cidade.
A pesquisa, chamada “Origem e Destino”, foi realizada com 79 mil pessoas de 39 municípios da Grande São Paulo. Os dados mostram uma queda significativa no número de viagens diárias, com uma redução de 15,1% em relação a 2017. A pesquisa também revelou que, apesar da queda no número absoluto de viagens de transporte individual, houve um aumento percentual na utilização desse modal, passando de 45,9% para 51,2% entre 2017 e 2023.
Além disso, o estudo apontou uma diminuição no número de pessoas que se deslocam a pé, bem como um pequeno aumento no uso de bicicletas, embora em números absolutos, o uso de bicicletas tenha permanecido estável. O Metrô de São Paulo acredita que as mudanças nos hábitos de trabalho e ensino, como o home office e o ensino remoto, possam ter contribuído para essa mudança no padrão de mobilidade da população.