O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, anunciou que a subsidiária de transporte da Petrobras já superou R$ 23 bilhões em encomendas, um valor que tem aquecido a indústria naval brasileira. Em evento realizado no Terminal da Baía de Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis, Bacci destacou que as encomendas não apenas geram uma demanda constante, mas também são fundamentais para a recuperação do setor, alinhando-se à promessa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bacci mencionou que, até o próximo ano, serão licitados 13 novos navios, reforçando a continuidade do aquecimento da indústria naval no país. O executivo ressaltou que o movimento de revitalização do setor não é exclusivo do Brasil, destacando políticas de financiamento e regulação, como o Fundo de Marinha Mercante e a exigência de conteúdo local, que exige um percentual mínimo de 40% nas obras.
Em paralelo, a Petrobras também anunciou novas licitações para ampliar a frota da Transpetro e a assinatura de protocolos de reaproveitamento de plataformas em fase de desmobilização. O Fundo de Marinha Mercante, que em 2024 teve 430 projetos orçados em R$ 30 bilhões, segue como uma das principais ferramentas para o fomento do setor naval, fortalecendo a indústria e criando novas oportunidades de negócios.