Três anos após a tragédia em Petrópolis, as áreas afetadas ainda estão em processo de recuperação, com diversas obras de infraestrutura em andamento. O memorial realizado no dia 15 de fevereiro de 2025 reuniu amigos e familiares das vítimas no Obelisco, no centro da cidade, com a presença de Cristiane Gross, que perdeu nove familiares no desastre. O ato, organizado pelo projeto social Avança, teve como objetivo relembrar as 242 vítimas das chuvas que atingiram a cidade em 2022 e pedir que as memórias não sejam esquecidas. A cidade, marcada pela dor e perdas, continua lutando pela implementação de projetos de prevenção a futuras tragédias.
Em suas declarações, Cristiane Gross pediu à população para não cair na “síndrome do céu azul”, alertando para o risco de esquecer as lições do passado e reforçando a importância de políticas públicas de prevenção e segurança. Ela, juntamente com outros participantes, cobrou a execução de medidas preventivas eficazes, destacando o impacto da tragédia na vida de muitos moradores. Além de lembranças emocionais, o memorial tem um caráter de mobilização social, buscando não apenas homenagens, mas também a continuidade das obras e ações preventivas.
A prefeitura de Petrópolis segue com sete obras em andamento, somando um investimento de cerca de R$ 35 milhões, além de outras iniciativas inscritas em programas federais. Dentre as intervenções, destacam-se ações de contenção e drenagem em várias áreas da cidade, incluindo o Morro da Oficina e a Castelânea. O governo estadual também participa da recuperação, com ações como o desassoreamento dos rios. As obras de recuperação e contenção, algumas deixadas pela administração anterior, continuam a ser uma prioridade para evitar futuras tragédias.