A partir de 27 de fevereiro, o Governo de Santa Catarina torna obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho, para a detecção de retinoblastoma em recém-nascidos. A medida abrange todas as maternidades e hospitais públicos e privados do estado, com a obrigação de que o exame seja realizado nas primeiras 72 horas após o nascimento. O teste, que já é feito nas unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será também repetido aos 4, 6 e 12 meses de vida, além de ser realizado nas consultas especializadas aos 2 e 3 anos de idade.
O Teste do Olhinho é um procedimento simples, rápido e indolor, realizado por pediatras ou médicos da saúde da família, e não exige a dilatação das pupilas. O exame usa um equipamento de baixo custo, o oftalmoscópio direto, para identificar sinais de retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular. Caso o teste detecte alguma anomalia, os pais são imediatamente informados e a criança é encaminhada para o tratamento adequado em serviços de referência.
Essa nova lei também integra o conjunto de ações da triagem neonatal realizada em Santa Catarina, que inclui outros exames como o Teste do Pezinho, da Orelhinha, do Coraçãozinho, e da Linguinha. A implementação do Teste do Olhinho em toda a rede de saúde do estado visa promover a detecção precoce de doenças congênitas e melhorar o cuidado com a saúde dos recém-nascidos, contribuindo para a redução da mortalidade e morbidade neonatal.