Uma nova tentativa de invasão no Parque Nacional de Pacaás Novos e na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizados em Nova Mamoré (RO), foi desmantelada durante uma operação de fiscalização realizada entre 17 e 28 de fevereiro. A ação envolveu o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). A operação tinha como objetivo combater o desmatamento ilegal e a ocupação indevida dessas áreas protegidas.
Durante a ação, as autoridades encontraram três motosserras, uma espingarda, sementes de capim e materiais utilizados para atividades de garimpo, confirmando a intenção dos invasores de explorar a região de maneira ilegal. A área do Parque Nacional de Pacaás Novos já está embargada desde 2024 devido à identificação de desmatamento ilegal em cerca de 108 hectares, mas os invasores continuaram tentando se estabelecer na região, realizando o plantio de capim.
A construção usada pelos invasores como base foi destruída, mas ninguém foi detido, já que os suspeitos não foram localizados. O ICMBio informou que a área continuará sendo monitorada por satélite, e equipes de fiscalização estarão presentes para evitar novas tentativas de invasão, reforçando o compromisso com a proteção ambiental e dos territórios indígenas.