De acordo com a consultoria Inverto, a previsão é de que eventos climáticos extremos aumentem a volatilidade dos preços dos alimentos ao longo de 2025, com destaque para o impacto já observado nos últimos meses. O aumento significativo nos preços de commodities alimentícias, como o cacau e o café, durante o último ano, reflete a forte correlação entre essas altas e os fenômenos climáticos inesperados.
O estudo confirma as preocupações sobre como as mudanças climáticas podem afetar a produção agrícola global, com as condições climáticas extremas prejudicando as safras e elevando os custos de produção. O efeito é particularmente visível em países que dependem de colheitas específicas, como é o caso das zonas produtoras de café e cacau, que enfrentaram condições climáticas adversas.
Com base nesse cenário, a análise aponta para um cenário de preços mais altos para várias commodities alimentícias ao longo de 2025, com a tendência de aumento de custos afetando tanto os produtores quanto os consumidores. Esse quadro também pode gerar mais incertezas nas cadeias de suprimentos globais, dificultando a previsibilidade do mercado alimentar.