Uma tempestade de grande intensidade atingiu o Vale do Paraíba, em São Paulo, causando mais de 3,5 mil quedas de raios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A forte tempestade resultou em vários incidentes, incluindo a morte de quatro vacas, que estavam se abrigando debaixo de uma árvore e foram atingidas por um raio em São José dos Campos. Algumas das vacas estavam prenhas no momento do acidente, que ocorreu em uma propriedade rural próxima ao bairro Eugênio de Melo. O caso foi registrado no final da tarde de sexta-feira (14).
Além das mortes de animais, outro incidente relacionado ao fenômeno climático ocorreu no bairro Urbanova, também em São José dos Campos, onde uma palmeira foi atingida por um raio e pegou fogo. Felizmente, não houve feridos. A tempestade foi considerada severa, com a ocorrência de 3.520 quedas de raios, dos quais 1.117 atingiram o solo. A intensidade da tempestade fez com que o dia virasse noite em algumas áreas da região.
A quantidade de raios e os danos causados pela tempestade refletiram a severidade do evento climático, que também provocou estragos em várias partes do Vale do Paraíba. O Inpe monitorou a situação de perto, e as autoridades locais ainda trabalham para avaliar os danos completos e as implicações do fenômeno na região.