José Renato Costa de Queiroz, de 35 anos, é o principal suspeito de matar o subsíndico Vinícius Azevedo, de 34 anos, na madrugada de quarta-feira (26), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Após receber alta do hospital Ferreira Machado, onde estava internado desde o dia do crime, Renato prestou depoimento na 134ª Delegacia de Polícia, onde alegou que agiu em legítima defesa e não lembrava dos detalhes do ocorrido, pedindo perdão à família da vítima. Ele também admitiu que possivelmente estava sob efeito de drogas no momento do homicídio.
O suspeito possui uma extensa ficha criminal, com 19 anotações desde 2003, que incluem crimes como lesão corporal, violência doméstica, importunação sexual, disparo de arma de fogo e porte ilegal de arma, entre outros. Em novembro do ano anterior, foi preso por porte ilegal de arma. A Polícia Civil indiciou José Renato por homicídio qualificado, considerando o motivo fútil e torpe para o crime. Além disso, o suspeito já havia sido denunciado por uma moradora do condomínio por importunação sexual.
De acordo com as investigações, o crime aconteceu após uma discussão entre a vítima e o suspeito sobre uma infiltração no prédio onde moravam. Câmeras de segurança registraram a briga entre os dois no corredor, antes que Renato disparasse seis vezes contra Vinícius. Após a vítima cair no chão, o suspeito continuou agredindo-a com socos e chutes na cabeça. Moradores do condomínio tentaram impedir a fuga do agressor e o agrediram, o que resultou em ferimentos em seu rosto e cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde permaneceu sob custódia policial.