O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou a importância da harmonia entre os Poderes e a união em torno dos valores da Constituição. Em sua fala durante a sessão de abertura do ano legislativo, Barroso reforçou o compromisso do Judiciário com a parceria em ações que sejam benéficas para o Brasil, desde que estejam alinhadas à Carta Magna.
Barroso também afirmou que a democracia se caracteriza pela divergência de opiniões com civilidade, além da capacidade de manter um diálogo construtivo, em que todos possam apresentar argumentos. Durante o evento, ele enfatizou que a comunicação entre as lideranças dos Poderes deve ser direta, aberta e franca, sem depender de discursos indiretos ou recados.
No evento, o presidente do STF entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um relatório anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresenta as principais atividades e resultados da Justiça no Brasil. Barroso finalizou sua fala destacando que, com boa-fé e disposição, muitos desafios podem ser superados.