O Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será realizado neste domingo (9) e atrairá a atenção de centenas de milhões de pessoas. A final da NFL, entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, não só decide o campeão da temporada, como também gera uma enorme arrecadação com patrocínios e comerciais, que este ano atingem US$ 8 milhões por 30 segundos de exibição. A expectativa é que o evento arrecade cerca de US$ 680 milhões com publicidade em 2025. O Super Bowl tem um impacto significativo nas finanças da NFL, que arrecadou US$ 12,87 bilhões em 2024, sendo uma parte importante proveniente do evento.
Além da publicidade, o Super Bowl também atrai grandes investimentos com a venda de ingressos, cujos preços médios giram em torno de US$ 7,6 mil. Com capacidade para 73 mil pessoas, o Super Bowl deste ano pode arrecadar mais de US$ 550 milhões apenas com a venda de ingressos. A atração vai além do esporte, com um show de intervalo que já contou com grandes nomes da música, como Beyoncé e Madonna. No entanto, os artistas não recebem altos cachês, sendo compensados pela visibilidade perante centenas de milhões de telespectadores.
A NFL ainda conta com contratos lucrativos de transmissão, com um acordo de US$ 111 milhões que garante os direitos de exibição do evento até 2033. Além disso, os jogadores que participam da final recebem bônus significativos, sendo US$ 171 mil para os vencedores e US$ 96 mil para os perdedores. Com uma combinação de grandes marcas, artistas renomados e uma audiência global, o Super Bowl continua a ser um dos maiores e mais rentáveis eventos do mundo esportivo e publicitário.