O presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, chegou à Arábia Saudita no último domingo (2), marcando sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo. Sua chegada ocorreu após a queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro, resultado de uma coalizão de grupos armados. Al-Sharaa estava acompanhado por seu ministro das Relações Exteriores, Asaad al Shaibani, e foi recebido por autoridades sauditas no aeroporto. De acordo com a imprensa, ele deve se reunir com o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, embora a data do encontro ainda não tenha sido revelada.
A visita acontece em um contexto de grave crise na Síria, que enfrenta sanções internacionais e uma devastadora guerra civil que durou quase 14 anos, deixando um saldo de meio milhão de mortos e milhões de deslocados. O novo governo sírio, formado após a queda de Assad, busca a colaboração dos países do Golfo, como a Arábia Saudita, para obter apoio financeiro na reconstrução do país. A Síria precisa de recursos para superar os danos causados pelo conflito prolongado e pelas sanções que enfraqueceram ainda mais sua economia.
A nomeação de al-Sharaa como presidente interino aconteceu na última quarta-feira, durante uma reunião fechada do comando militar da coalizão que depôs Assad. O governo sírio agora se vê diante do desafio de reconstruir sua infraestrutura e recuperar sua estabilidade política, contando com o apoio internacional para superar os anos de guerra e suas consequências econômicas e humanitárias.