A Sherwin-Williams anunciou a aquisição dos negócios de tintas da Basf no Brasil, incluindo a famosa marca Suvinil, por US$ 1,15 bilhão (aproximadamente R$ 6,56 bilhões). O acordo envolve também a marca Glasu!, e os ativos adquiridos geraram receita líquida de US$ 525 milhões (R$ 2,99 bilhões) no ano passado. As operações da Basf no Brasil incluem duas fábricas e empregam cerca de mil pessoas. O negócio deverá ser concluído no segundo semestre de 2025, dependendo da aprovação dos órgãos reguladores no Brasil.
A compra é considerada estratégica pela Sherwin-Williams, pois as marcas adquiridas são bem estabelecidas e têm grande confiança no mercado latino-americano, especialmente no Brasil. A presidente-executiva da Sherwin-Williams, Heidi Petz, destacou que a integração da Suvinil ao portfólio da empresa fortalecerá sua posição no país, onde o setor de construção civil segue em expansão, impulsionado por programas governamentais como o Minha Casa Minha Vida.
Este movimento ocorre em um contexto de crescimento do mercado de construção no Brasil, que registrou aumentos significativos nas vendas e lançamentos de imóveis residenciais em 2024. A compra da Basf também reflete uma tendência de fortalecimento das operações locais por grandes empresas globais no setor de tintas e construção, com a Sherwin-Williams visando consolidar sua liderança no segmento na América Latina.