A Sherwin-Williams anunciou a aquisição dos negócios de tintas da Basf no Brasil, incluindo a marca Suvinil, por US$ 1,15 bilhão, equivalente a R$ 6,6 bilhões. O acordo envolve a compra de marcas como Glasu!, que geraram uma receita líquida de US$ 525 milhões no ano passado. A operação também inclui cerca de 1.000 funcionários e duas fábricas no Brasil, uma no Nordeste e outra no Sudeste. O fechamento do negócio está previsto para o segundo semestre de 2025, dependendo das aprovações regulatórias.
A marca Suvinil é bem reconhecida no mercado brasileiro e tem grande presença na construção civil, especialmente em um período de crescimento impulsionado por programas como o Minha Casa Minha Vida. A Sherwin-Williams afirmou que a aquisição é estratégica para fortalecer sua posição na América Latina, aproveitando a confiança da marca Suvinil entre os consumidores e profissionais do setor. Após a conclusão, a marca será integrada ao portfólio de marcas ao consumidor da empresa.
Essa compra faz parte de um movimento maior da Basf de desinvestir de sua operação de tintas no Brasil. Em 2024, a companhia alemã já havia anunciado sua intenção de reduzir a exposição ao segmento de tintas decorativas no país. Para a Basf, a venda dos negócios é uma estratégia para otimizar seu portfólio, sem causar impactos imediatos para os colaboradores ou clientes.