O setor de serviços no Brasil registrou um crescimento de 3,1% em 2024, o que representa a quarta taxa consecutiva de expansão anual. O aumento foi ligeiramente superior ao do ano anterior, que foi de 2,9%. Este setor é o que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. As projeções mais recentes do Boletim Focus indicavam um crescimento de 3,5% para a economia brasileira em 2024, um valor que ficou próximo da realidade.
Entre as atividades que apresentaram crescimento, destacam-se os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares, ambos com um aumento de 6,2%. Outros serviços e serviços prestados às famílias também apresentaram boas taxas de expansão, de 1,1% e 4,4%, respectivamente. Entretanto, o segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou uma queda de 0,7% no ano.
Em dezembro de 2024, o volume de serviços sofreu uma queda de 0,5% em comparação com novembro, o que representa o segundo resultado negativo consecutivo no mês. No entanto, ao comparar com dezembro de 2023, o crescimento foi de 2,4%, refletindo uma recuperação na comparação anual. Esse resultado corresponde ao nono crescimento positivo seguido nessa base de comparação.