O setor de serviços no Brasil registrou crescimento de 3,1% em 2024, encerrando o quarto ano consecutivo de alta, um feito inédito desde o início da série histórica em 2012. O crescimento acumulado entre 2021 e 2024 foi de 27,4%, superando o resultado de 2023, que ficou em 2,9%. Quatro dos cinco segmentos analisados tiveram desempenho positivo, destacando-se os serviços de informação e comunicação, além dos serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 6,2%. Os serviços prestados às famílias também apresentaram crescimento expressivo de 4,4%.
Apesar do bom desempenho geral, o setor de transportes registrou uma retração de 0,7%, principalmente devido à queda na receita do transporte rodoviário de cargas, impactado pela menor safra no ano. Em dezembro, o volume de serviços recuou 0,5%, acumulando uma perda de 1,9% nos dois últimos meses do ano. No entanto, o desempenho de dezembro foi superior ao mesmo período de 2023, com uma alta de 2,4% na comparação anual. A queda de dezembro também foi influenciada pela base de comparação mais alta de outubro, quando o setor atingiu um recorde.
Apesar das quedas mensais, o setor de serviços encerrou 2024 com um volume 15,6% superior ao patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020. Contudo, ainda está 1,9% abaixo do nível recorde atingido em outubro de 2024. A recuperação contínua, especialmente no setor de serviços prestados às famílias e em transportes, demonstra a resiliência do setor, mesmo diante de desafios econômicos e variações sazonais.