No último boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) nesta sexta-feira (31), sete pontos do litoral do Rio Grande do Norte foram classificados como impróprios para banho no fim de semana de 1º e 2 de fevereiro. A avaliação considerou a quantidade de coliformes termotolerantes (fecais) nas águas, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O estudo faz parte do Programa Azul e é realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).
Os trechos da costa identificados como impróprios são: Sibaúma e Pipa, em Tibau do Sul; o Rio Pirangi-Pium e Rio Pirangi, em Parnamirim; Ponta Negra, em Natal; Touros, e Maracajaú, em Maxaranguape. Esses locais são considerados inadequados para banho até a próxima quinta-feira (6), quando um novo boletim será divulgado. Por outro lado, outras 44 praias da região foram classificadas como próprias para banho, incluindo áreas em Baía Formosa, Canguaretama, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim e Macau.
O número de praias analisadas foi ampliado neste verão, passando de 33 para 51, para proporcionar uma avaliação mais detalhada da qualidade das águas do estado. A balneabilidade é monitorada constantemente pelo Idema, que utiliza métodos rigorosos para garantir que as praias ofereçam segurança aos banhistas, priorizando a saúde pública e a preservação ambiental.