Em dezembro de 2024, o volume de serviços prestados no Brasil teve uma redução de 0,5% em comparação a novembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Três dos cinco segmentos de serviços apresentaram perdas: serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7%), informação e comunicação (-0,7%) e outros serviços (-4,2%). No entanto, os setores de transportes e serviços prestados às famílias registraram aumentos de 0,1% e 0,8%, respectivamente.
Na comparação anual, o setor de serviços teve um desempenho positivo em dezembro de 2024, com crescimento de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2023, marcando a nona taxa de variação positiva consecutiva. Dentre os segmentos, quatro apresentaram avanços, com destaque para o aumento de 5,2% nos serviços de informação e comunicação. A única exceção foi o setor de outros serviços, que sofreu uma queda de 5,1%.
O índice de difusão, que mede a porcentagem de serviços que tiveram crescimento no mês comparado ao ano anterior, registrou uma leve queda, passando de 55,4% em novembro para 53,6% em dezembro. Esse indicador reflete a redução na quantidade de serviços com desempenho positivo, mas ainda assim aponta para a prevalência de crescimento em boa parte do setor.