O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) se manifestou brevemente à imprensa na manhã deste sábado (1º.fev.2025) antes da eleição da Mesa Diretora do Senado. Alcolumbre, que é considerado o favorito para ser reeleito presidente da Casa, destacou o fortalecimento da democracia no Brasil, expressando otimismo com o papel do Congresso no futuro político do país. Ele também enfatizou sua convicção de que o Congresso brasileiro continuará desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da nação.
O caminho de Alcolumbre rumo à reeleição começou em 2021, quando ajudou a eleger Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para sucedê-lo na presidência do Senado. Em 2023, Pacheco foi reeleito, prometendo apoiar Alcolumbre em sua campanha para um novo ciclo à frente da Casa Alta. Nos últimos dois anos, Alcolumbre teve um papel de destaque, especialmente ao comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes do Senado.
Em 2023, Alcolumbre já havia demonstrado sua intenção de se candidatar novamente à presidência do Senado. Agora, com o apoio de aliados, ele busca consolidar sua posição para o novo mandato, e a eleição será conduzida pelo atual presidente, Rodrigo Pacheco, no plenário do Senado. A votação deve ocorrer ainda nesta sessão.