O senador Andy Kim expressou sua disposição em paralisar o governo dos Estados Unidos caso a administração de Donald Trump continue a desmantelar agências federais. Em entrevista ao programa “Meet the Press”, Kim afirmou que trabalhará com outros membros do Partido Democrata para impedir que os republicanos, aliados do presidente, obtenham os votos necessários para manter o governo financiado, especialmente se as ações de desmonte das agências continuarem.
Kim criticou a desestruturação de organismos como a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Departamento de Educação, que considera prejudicial. Ele alertou que os republicanos não podem mais contar com o apoio democrático para a aprovação de resoluções que financiem temporariamente o governo, uma vez que o atual governo continua a seguir políticas que, para ele, são ilegais e prejudiciais ao funcionamento das agências públicas.
A preocupação de Kim é compartilhada por outros membros do Senado, como a senadora Patty Murray, que também criticou a postura da administração em relação ao orçamento e ao financiamento das agências. Além disso, o anúncio recente de Elon Musk e Donald Trump sobre o fechamento da USAID gerou incertezas sobre o futuro da agência, responsável por projetos de assistência humanitária em diversas áreas, como educação e saúde, em vários países.