No plenário do Senado, no sábado (1º de fevereiro de 2025), os congressistas Davi Alcolumbre e Hugo Motta trocaram cumprimentos durante a sessão de eleição para a presidência da Casa. Ambos são os principais nomes cotados para assumir as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente, em um momento de transição no comando das duas Casas Legislativas. A eleição acontece em um cenário político de fortalecimento das lideranças centristas, com novos nomes sendo cogitados para as presidências das Casas.
Alcolumbre, senador pelo União Brasil, e Motta, deputado pelo Republicanos, têm se destacado nas articulações internas para substituir os atuais presidentes, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. A eleição de ambas as Casas está marcada para definir os novos líderes que irão conduzir os próximos dois anos de gestão. Durante a sessão, Alcolumbre também foi cumprimentado por outros parlamentares, e o clima de cordialidade permeou as trocas de cumprimentos, refletindo o momento de expectativa para a sucessão dos atuais líderes.
Além disso, a sessão foi marcada por gestos simbólicos, como o cumprimento do líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, que demonstrou apoio a Alcolumbre. A disputa para as presidências da Câmara e do Senado é um evento de grande importância política, pois os novos presidentes terão um papel fundamental na definição da agenda legislativa do país. A eleição é vista como um movimento de mudança nas lideranças e um reflexo das dinâmicas políticas em curso no Congresso Nacional.