O novo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, afirmou que a discussão sobre a anistia para presos e condenados em relação aos eventos de 8 de janeiro de 2023 não contribui para a pacificação do Brasil. Durante entrevista, ele destacou que a verdadeira agenda de pacificação deve focar em questões prioritárias para o país, como a redução da pobreza, e afirmou que temas como a anistia não são urgentes para o momento atual.
Alcolumbre também ressaltou que, como presidente, deseja demonstrar equilíbrio e coragem para destacar quando determinadas pautas não são prioridade para o Parlamento. Ele afirmou que, embora a agenda sobre a anistia tenha o direito de existir, não deve ser o foco principal das discussões, dado que o Brasil enfrenta outros desafios mais prementes.
Ao enfatizar a importância de uma agenda que atenda às necessidades da população, o presidente do Senado deixou claro seu compromisso em evitar que questões secundárias desviem a atenção dos temas fundamentais para o país. A abordagem, segundo ele, será pautada por equilíbrio, firmeza e visão estratégica, sempre com foco no bem-estar social.