Após a eleição do senador Davi Alcolumbre para a presidência do Senado, a Casa escolheu, por aclamação, os membros da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A chapa única resultou na nomeação de Eduardo Gomes (PL-TO) para a Primeira-Vice-Presidência e Humberto Costa (PT-PE) para a Segunda-Vice-Presidência. As outras secretarias da Mesa foram preenchidas com Daniella Ribeiro (PSD-PB) na Primeira-Secretaria, Confúcio Moura (MDB-RO) na Segunda-Secretaria, Ana Paula Lobato (PDT-MA) na Terceira-Secretaria e Laércio Oliveira (PP-SE) na Quarta-Secretaria.
Além da escolha dos membros titulares, também foram definidos os senadores suplentes para a Mesa Diretora: Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Styvenson Valentim (PSDB-RN) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Essas escolhas ocorreram durante uma reunião preparatória que, ao final, também discutiu a abertura do ano legislativo, prevista para segunda-feira (3), com uma sessão solene marcada para o plenário da Câmara dos Deputados.
O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, aproveitou a ocasião para informar que as indicações para as lideranças partidárias ocorrerão na retomada dos trabalhos da Casa. A primeira sessão da terceira legislatura da 57ª legislatura do Congresso Nacional marcará o início oficial do período legislativo.