A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a semana será de chuvas intensas em boa parte do Brasil. A Região Norte e o Sul de Mato Grosso do Sul devem receber os maiores volumes de precipitação, com acumulados de até 80 mm, enquanto áreas como Roraima e o centro-leste do Nordeste terão chuvas mais brandas, com volumes de até 20 mm. A combinação de calor e umidade no Centro-Oeste e Sudeste também favorece pancadas de chuva, com destaque para o sudeste de São Paulo, que pode ultrapassar 60 mm de precipitação.
No Centro-Oeste, a umidade e o calor mantêm as condições de instabilidade, com destaque para o noroeste de Mato Grosso, que deve receber acumulados superiores a 40 mm, enquanto em Goiás e Mato Grosso do Sul a previsão é de menor volume de chuva. O Sudeste, por sua vez, apresenta maior estabilidade em Minas Gerais, mas chuvas típicas de verão podem ocorrer no Espírito Santo e Rio de Janeiro, com risco de chuvas fortes no leste paulista devido à passagem de um sistema frontal.
A Região Sul também será afetada por instabilidade climática no início da semana, com pancadas de chuva mais fortes previstas para Santa Catarina e Paraná, onde acumulados podem ultrapassar 80 mm. No Norte do País, o calor e a alta umidade persistem, com precipitações que podem superar 100 mm no Acre e em algumas áreas do Amazonas e Pará. O Inmet alerta ainda para a possibilidade de chuvas intensas no nordeste do Pará e no leste do Amapá, enquanto em partes da Bahia e Pernambuco, o tempo deve continuar firme.