A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em colaboração com órgãos de segurança estaduais e municipais, iniciou a operação integrada Aurá, com foco na intensificação das ações de segurança nos bairros Aurá, Águas Lindas, Águas Claras e na comunidade do Pato Macho, na Região Metropolitana de Belém. A operação busca combater atividades ilícitas na área ao redor do antigo lixão do bairro Aurá, desativado em 2015, com a participação de mais de 300 agentes. A ação inclui operações ostensivas e atividades de barreiras, além do cumprimento de mandados e investigações, com o objetivo de coibir a criminalidade e os crimes ambientais na região.
Além das atividades de combate à criminalidade, o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou a importância de monitorar e proteger o meio ambiente, uma vez que empresas e pessoas têm lançado lixo na área, contribuindo para a poluição e atuando em conluio com organizações criminosas. A operação também foca em crimes relacionados ao tráfico de drogas e furtos de veículos, com ações de fiscalização, apreensão de entorpecentes e recaptura de foragidos. A segurança pública na área será reforçada com apoio de equipes fluviais e monitoramento aéreo.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado na rua União, em Ananindeua, serve como base de apoio para os agentes de segurança e coordenação das ações. Além disso, a operação também contempla a remoção de veículos irregulares, abordagens de transeuntes e registros de ocorrências. Com essa ação coordenada, as autoridades buscam garantir maior segurança para a população e reduzir práticas criminosas, reforçando o controle sobre a área e promovendo a segurança pública na Região Metropolitana de Belém.