O governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (14), a intensificação da segurança pública durante o Carnaval de 2025, com um investimento de R$ 100 milhões. A operação contará com 37 mil policiais e bombeiros e será realizada em 95 municípios do estado, com foco na prevenção de crimes e maior monitoramento da festa. A segurança também será reforçada por um sistema de vigilância composto por 1,5 mil câmeras, sendo 826 em Salvador e 616 no interior, além de plataformas de observação elevada e um sistema de reconhecimento facial.
O esquema de segurança também prevê a instalação de 99 portais de abordagem, que terão a função de impedir que foliões entrem nas festas com itens proibidos. O governo informa ainda que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será implementado em Salvador, Porto Seguro e Barreiras, reunindo 48 órgãos estaduais, federais, municipais e privados para coordenar as ações de segurança. O Disque Denúncia 181 funcionará 24 horas, permitindo que a população denuncie irregularidades e crimes durante o evento.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, este será o maior investimento do estado na história do evento, com o uso de tecnologia para garantir uma festa mais segura, tanto na capital quanto nos municípios do interior, que atraem um grande número de turistas e foliões. A operação visa proporcionar um ambiente mais seguro, eficiente e acessível para todos os participantes do carnaval baiano.