A Polícia Militar de São Paulo anunciou que a operação de segurança para o carnaval de 2025 contará com 160 mil policiais, além do uso de 17 mil câmeras espalhadas pela cidade e 207 drones para monitoramento. A operação visa garantir a segurança de aproximadamente 25 milhões de pessoas, entre moradores e turistas, que devem se deslocar pela cidade, litoral e interior do estado. Estima-se que 15 a 16 milhões de pessoas permaneçam na capital, enquanto 10 milhões viajarão para outras regiões.
O plano de segurança prevê também o reforço com 160 postos de atendimento, 30 torres de observação e a redução das folgas para os policiais, que atuarão todos os dias durante os oito dias de festividades. A operação se concentrará em patrulhamento preventivo nas principais áreas de eventos, com destaque para os 860 desfiles e os 14 megablocos programados para a capital paulista. Durante a operação de pré-carnaval, a PM já fiscalizou 11 mil motocicletas, um esforço para combater crimes envolvendo esse tipo de veículo.
Nas rodovias estaduais, estima-se que 9,5 milhões de veículos se desloquem, com pico de congestionamentos esperados para o final de semana de carnaval. A Polícia Militar observa uma redução nos índices de roubos e furtos no mês de fevereiro, comparado aos meses anteriores, e a expectativa é de um carnaval mais seguro, com a atuação contínua das forças de segurança e a utilização de tecnologias de monitoramento.