Em 2025, o estado de São Paulo concentra três em cada quatro mortes por dengue registradas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado, com 104 óbitos confirmados até agora, é responsável por 77,86% dos falecimentos causados pela doença no país. O total de mortes confirmadas no Brasil já chega a 131, e há outros 331 óbitos em investigação. O governo de São Paulo anunciou que tomará medidas para combater o avanço da doença, dado o número alarmante de casos e mortes.
São Paulo também lidera o número de casos de dengue, com 198.347 registros, seguido por Minas Gerais e Paraná, que também apresentam números elevados. A faixa etária mais afetada pela doença é a de 20 a 29 anos, seguida pelas faixas de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos. A situação reforça a necessidade de medidas de prevenção em todas as idades. Em relação à raça/cor, a maioria dos casos ocorreu em pessoas brancas, seguidas por pardas, com menor incidência em outras etnias.
Além dos números preocupantes em São Paulo, outros estados também registram mortes, embora em menor escala. Goiás, Minas Gerais e Pará aparecem como os estados com maior letalidade, com um total de 13 óbitos. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São Paulo ainda não se manifestaram oficialmente sobre as medidas que serão adotadas para conter a doença, e aguardam respostas de autoridades locais para análise mais aprofundada.