No Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, o estado de São Paulo reforça a importância da detecção precoce do câncer de mama, oferecendo exames gratuitos em suas carretas de mamografia. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, com pedido médico, podem realizar os exames, levando RG e cartão do SUS. As carretas estão atendendo em várias cidades do estado até meados de fevereiro, incluindo Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Adamantina, Itajobi e Bariri.
Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizados 1,2 milhão de exames de mamografia no estado, um número inferior ao de 2023, quando foram feitos 1,3 milhão. No entanto, houve um aumento de 3% no número de atendimentos por câncer de mama, subindo de 521.014 em 2023 para 537.123 em 2024. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece suporte ao diagnóstico por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que encaminham pacientes para tratamentos mais específicos, caso necessário.
As carretas da mamografia estão em funcionamento até 15 de fevereiro, com horários de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. O calendário de atendimentos nas diferentes cidades pode ser consultado, com detalhes sobre os endereços e horários específicos para cada localidade.