O Governo de São Paulo está investindo em diversos projetos para ampliar e melhorar a oferta de transporte sobre trilhos na capital. Entre as principais obras em andamento estão as ampliações da Linha 2-Verde e da Linha 6-Laranja do metrô, que juntas devem impactar significativamente a mobilidade urbana da cidade. A Linha 2-Verde, que ganhará 8 novas estações, conectará a Estação Vila Prudente à Estação Penha, com previsão de aumento de 320 mil passageiros diários, além de reduzir o tempo de travessia da Zona Leste em menos de 10 minutos. O investimento total é de R$14,8 bilhões.
A Linha 6-Laranja, que terá 15,3 km e ligará a zona norte à zona sul, também representa um grande avanço para a cidade. Com obras divididas em duas etapas, uma entre Brasilândia e Perdizes, e outra entre Perdizes e São Joaquim, a previsão é que a linha transporte mais de 630 mil passageiros diários e reduza o tempo de viagem de 1h30 para 23 minutos. A primeira etapa da Linha 6 deve ser entregue até o final de 2026, enquanto a segunda está prevista para 2027, com um investimento total de R$19 bilhões.
Além dessas, há também o avanço de obras como a extensão da Linha 15-Prata e a Linha 17-Ouro do monotrilho, que trarão melhorias significativas na conectividade e no tempo de deslocamento. A Linha 15-Prata ganhará duas novas estações no leste e na zona sul, com estimativa de transporte de 383 mil passageiros por dia, enquanto a Linha 17-Ouro, que liga o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, beneficiará 93 mil passageiros diários. O total de investimentos na expansão dessas linhas soma bilhões, com o objetivo de reduzir os tempos de trajeto e melhorar a qualidade de vida dos paulistanos.