A cidade de São Paulo registrou a maior média máxima de temperatura do ano nesta terça-feira (18), alcançando 34,2ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Apesar do calor intenso, a tarde foi marcada por pancadas de chuvas com granizo em várias regiões da capital. Até o momento, o acumulado de chuva no mês de fevereiro já atingiu 159mm, o que representa 73% do esperado para o mês, que é de 217,8mm.
Em função do clima severo, a Defesa Civil estadual emitiu um Alerta Severo para chuva forte, com foco na zona leste e centro de São Paulo, incluindo risco de raios, vento e granizo. O CGE também colocou a cidade em estado de atenção, registrando ao menos oito pontos de alagamento. Por volta das 20h, uma nova onda de chuva forte atingiu a cidade, gerando novos alertas de risco.
Nos próximos dias, São Paulo deve continuar enfrentando altas temperaturas e possibilidade de chuvas isoladas. A previsão para quarta-feira (19) indica pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com possibilidade de raios e rajadas de vento. As temperaturas devem seguir elevadas, com máxima de 34ºC e mínima de 22ºC. Para quinta-feira (20), o cenário de calor intenso deve persistir, com variação entre 22ºC e 35ºC e chance de novos episódios de chuvas fortes e rajadas de vento.