Santa Catarina registra 23.062 novas vagas de emprego em janeiro

Isabela Moraes
Tempo: 1 min.

Santa Catarina gerou 23.062 vagas de emprego formal em janeiro de 2025, consolidando-se como o terceiro maior gerador de empregos no Brasil, atrás apenas de Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), a Indústria, a Construção e a Agropecuária foram os setores mais responsáveis por esse crescimento no estado.

A Indústria teve o maior impacto, criando 64% dos novos postos de trabalho, o que equivale a quase 15 mil vagas. No contexto regional, Santa Catarina foi responsável por 50% das novas vagas da Indústria na região Sul e 21% das vagas a nível nacional. No entanto, o setor de Construção foi o que apresentou o maior crescimento proporcional, com um aumento de 3,48% em comparação a dezembro de 2024, seguido pela Agropecuária, que teve um avanço de 3,28%.

O desempenho positivo foi destacado por Larissa Roberta Borges, diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, que fez um balanço do resultado e sua importância para a economia catarinense. A performance estadual reflete um cenário de recuperação e expansão dos setores produtivos, com impacto direto na redução do desemprego e aumento da competitividade regional.

Compartilhe esta notícia