Nesta quarta-feira (19), os ônibus que atendem as linhas de transporte semiurbano na Grande São Luís voltaram a circular após uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Durante o encontro, foi acordado um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores do setor, além de um aumento de 10% no valor do ticket alimentação. O sistema semiurbano, que inclui linhas para São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, conta com 444 ônibus em operação.
Enquanto isso, o transporte urbano de São Luís segue em negociação. Uma nova audiência também está marcada para hoje, visando resolver as pendências entre os rodoviários e a prefeitura. Os trabalhadores, que iniciaram greve na segunda-feira (17), pedem aumentos salariais e benefícios, como a inclusão de dependentes nos planos de saúde e odontológico, além de seguros para motoristas. A greve afeta diretamente o transporte coletivo, impactando a mobilidade de aproximadamente 700 mil pessoas.
Em resposta à paralisação, a Câmara Municipal de São Luís aprovou um projeto que autoriza a prefeitura a contratar novas empresas de ônibus e subsidiar corridas por aplicativo enquanto a greve durar. O contrato de 2016 com as atuais empresas será revogado, devido ao descumprimento de várias cláusulas, como a promessa de aumento da frota e melhorias nos ônibus, como a inclusão de ar-condicionado e acessibilidade. Além disso, a prefeitura prevê a utilização de um subsídio para cobrir os custos com os aplicativos, mas ainda não divulgou detalhes sobre sua implementação.