O Rio Open 2025 sofreu sua segunda baixa importante antes de dar início à chave principal. O tenista italiano Lorenzo Musetti, atual número 17 do mundo e segundo cabeça de chave do torneio, anunciou sua desistência nesta segunda-feira (17) devido a um problema físico na panturrilha. Musetti já havia se retirado na semana passada do ATP 250 de Buenos Aires, também por conta dessa lesão. Ele chegou a viajar para o Rio de Janeiro, mas após novos exames, optou por não competir.
Esta desistência segue a saída do dinamarquês Holger Rune, que também abandonou a competição por questões físicas. Rune, que se retirou do torneio carioca alegando problemas de saúde e lesões, havia sido eliminado precocemente no ATP 250 de Buenos Aires. Para o Rio Open, essas desistências representam uma perda significativa, com dois atletas do Top 20 deixando o torneio.
Com essas baixas, o principal favorito do evento passa a ser o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo e vice-campeão do Aberto da Austrália, que fará sua estreia contra Yunchaokete Bu. Outro grande nome do torneio é João Fonseca, que conquistou seu primeiro título ATP no domingo (16) em Buenos Aires e estreia nesta terça-feira (18) no Rio Open.