A Teia Soluções, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, está com inscrições abertas para um edital que visa apoiar projetos de resiliência climática no Rio Grande do Sul. O objetivo é incentivar soluções inovadoras baseadas na natureza, com foco na segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha do estado. As propostas deverão seguir dois princípios centrais: a adaptação climática por meio da natureza e o uso da ciência para potencializar a adaptação climática.
Podem participar empresas, organizações da sociedade civil, universidades e outras entidades, com a apresentação de soluções práticas voltadas à conservação ambiental. A seleção será feita por um comitê especializado, e os melhores projetos terão acesso a apoio financeiro para sua implementação. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março e os projetos aprovados terão até 24 meses para execução.
O apoio financeiro aos projetos selecionados pode chegar até R$ 10 milhões, com recursos provenientes de diversas entidades, incluindo a Fundação Grupo Boticário, a Fundação Araucária, a Fapergs, o BRDE e o RegeneraRS. O resultado final será divulgado em julho de 2025. Este edital está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que se refere à criação de cidades e comunidades mais sustentáveis.