A Panam Sports, organizadora dos Jogos Pan-americanos, anunciou que as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil, e Assunção, no Paraguai, enviaram toda a documentação necessária para se tornarem candidatas a sediar os Jogos Pan-americanos de 2031. O Comitê Olímpico do Brasil confirmou, em 29 de janeiro, que as cidades fluminenses representariam o Brasil na Assembleia Geral da entidade.
Rio de Janeiro e Niterói planejam dividir custos e infraestrutura para sediar o evento. A documentação enviada inclui garantias de apoio, assinadas por líderes de entidades, governadores e prefeitos. As cidades agora têm até 30 de abril para cumprir todos os requisitos exigidos, como apresentar orçamentos detalhados e fontes de financiamento, caso contrário, podem ser excluídas da corrida.
O processo de seleção ainda deve durar até 2025, com a expectativa de que a decisão final sobre a cidade-sede seja anunciada em algum momento do ano. O prazo oficial para o anúncio das cidades candidatas é 1º de maio.