A revista Time publicou, nesta sexta-feira (7), a capa da próxima edição digital com uma montagem de Elon Musk, bilionário fundador da SpaceX e CEO da Tesla, sentado na cadeira presidencial da Casa Branca. A imagem é parte de uma reportagem que discute o impacto e a crescente influência de Musk sobre o governo dos Estados Unidos, especialmente nas decisões relacionadas ao setor público. O artigo explora como Musk lidera o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, criado durante o governo de Donald Trump para reduzir os gastos estatais, e como suas ações têm influenciado a administração atual.
A matéria também aborda a iniciativa de Musk para reduzir a atuação da USAID, a agência de ajuda externa dos EUA, o que poderia afetar diversos programas ao redor do mundo. A revista observa que, até o momento, Musk tem exercido grande poder sem uma supervisão formal, com pouca necessidade de prestar contas a outros órgãos governamentais, além da aprovação de Trump. A reportagem sugere que, devido à sua fortuna e rede de negócios, Musk se destaca como uma das figuras mais influentes da política americana, com pouca precedência histórica para tal papel.
Em resposta à capa da Time, o ex-presidente Donald Trump elogiou as ações de Musk, destacando o trabalho do bilionário na identificação de desperdícios e fraudes dentro do governo. Trump também fez comentários sobre a atuação de Musk em relação à USAID, embora sem apresentar provas. A reportagem também faz referência a um comentário recente de Trump sobre a necessidade de aprovação governamental para que Musk possa agir de forma independente, refletindo o crescente debate sobre a influência de grandes empresários nas esferas políticas.