Dois homens, de 56 e 24 anos, estavam tentando completar a travessia entre as praias das Astúrias e Ponta das Galhetas, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, quando começaram a enfrentar dificuldades. Durante o trajeto, o homem mais velho ficou muito cansado e não conseguiu mais nadar, tornando-se visivelmente fraco. A situação deles foi detectada enquanto um patrulhamento aéreo era realizado por policiais militares e bombeiros.
Durante o patrulhamento, um grupo de pescadores que estava na encosta da praia avistou os banhistas em dificuldades e sinalizou para a tripulação da Polícia Militar. A equipe do Águia 7, utilizando helicóptero, foi rapidamente mobilizada para resgatar os dois homens, que estavam a cerca de 500 metros da Praia do Tombo.
Os guarda-vidas foram lançados com o auxílio de um puçá, um cesto usado para retirar vítimas do mar. Ambos os banhistas foram resgatados sem ferimentos graves e conduzidos à faixa de areia, onde receberam os cuidados necessários. A operação destacou a colaboração entre pescadores, policiais e bombeiros para garantir a segurança dos banhistas.