A Renault, montadora francesa, e o grupo chinês Zhejiang Geely Holding firmaram um acordo para desenvolver e comercializar, em conjunto, carros elétricos e de baixa emissão de carbono no Brasil. O anúncio foi feito na segunda-feira, 17, e destaca que as negociações ainda dependem de um acordo definitivo e da aprovação de autoridades competentes.
A parceria permitirá que a Geely tenha acesso ao complexo industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, Paraná. Esse acesso inclui instalações de produção, vendas e redes de serviços no Brasil. Em contrapartida, o grupo Geely se tornará um investidor minoritário na filial da Renault no país. Além disso, a Renault passará a distribuir o portfólio de veículos da Geely no Brasil, utilizando sua rede de distribuição já estabelecida.
O Brasil, responsável por 44% das vendas de automóveis na América Latina, será um mercado estratégico para as duas empresas. A aliança visa fortalecer as marcas da Renault e Geely na região e tornar ambas as empresas protagonistas no mercado automotivo brasileiro. O grupo Geely possui várias marcas ao redor do mundo, incluindo a fabricante de veículos elétricos Zeekr e a sueca Volvo.