O Gabinete do Primeiro Ministro de Israel anunciou que duas pessoas, recentemente libertadas pelo Hamas, chegaram a Israel neste sábado (1°). As famílias dos dois reféns foram informadas de que os homens estão em solo israelense e que as autoridades competentes já haviam comunicado o retorno deles ao país. As famílias receberam notícias de que os reféns estão em boas condições de saúde.
Os militares israelenses informaram que os dois homens chegaram a um ponto de recepção no sul de Israel, onde são acompanhados por médicos das Forças de Defesa de Israel (FDI). Eles serão avaliados em uma base militar antes de serem encaminhados a um hospital, conforme o protocolo médico estabelecido.
A notícia do retorno gerou mobilização em Tel Aviv, onde milhares de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns, exibindo bandeiras israelenses e cartazes com fotos de outros reféns. A recepção foi marcada por um grande esforço de apoio às famílias que ainda aguardam o retorno de outros reféns, reforçando a solidariedade em um momento de grande emoção e expectativa.