Na manhã desta terça-feira (18), a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram uma operação para desarticular um esquema de fraude envolvendo um servidor da Receita Federal. O caso está sendo investigado no contexto de práticas ilícitas associadas ao comércio de mercadorias destinadas à Venezuela. A investigação revelou o retorno clandestino de mercadorias exportadas para a Venezuela e carregamentos que não chegaram a cruzar a fronteira, apesar de terem sido formalmente exportados.
De acordo com as apurações, as mercadorias que seriam destinadas ao mercado venezuelano estavam sendo revendidas no Brasil sem o pagamento dos impostos, uma vez que haviam sido formalmente exportadas. Além disso, foram identificadas operações ilegais de câmbio, envolvendo a entrada de moeda estrangeira da Venezuela no território brasileiro, sem a devida declaração à Receita Federal, configurando uma das formas de pagamento utilizadas pelas empresas investigadas.
A operação cumpre 12 mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas e Santa Catarina, com foco em quatro endereços ligados ao servidor da Receita Federal suspeito de colaborar com o esquema. Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como sonegação fiscal, contrabando, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção, entre outros.