A Receita Federal divulgou um alerta sobre um novo golpe em que criminosos se passam pelo órgão e enviam e-mails fraudulentos às vítimas, informando sobre supostas pendências no CPF. Em tom alarmante, os golpistas ameaçam a suspensão do CPF e bloqueio das contas vinculadas, além de outras dificuldades, como problemas para emissão de documentos e transações bancárias. A fraude ainda destaca termos como “irregular” e “suspenso” para induzir a vítima ao pânico e pressioná-la a agir rapidamente.
Os criminosos exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, com quitação em até 48 horas. No entanto, a Receita Federal esclarece que essas ameaças são falsas e visam apenas gerar urgência para que as vítimas tomem decisões precipitadas. O órgão também alerta sobre a utilização de URLs suspeitas, como aquelas que terminam em .mom, em vez de .gov.br, um claro indício de golpe.
Para se proteger, a Receita Federal orienta os cidadãos a desconfiar de mensagens suspeitas e a não fornecer dados pessoais por e-mail. Além disso, é recomendado evitar clicar em links desconhecidos, não abrir anexos de e-mails duvidosos e verificar a autenticidade da comunicação antes de qualquer ação. O Fisco também ressalta que utiliza apenas canais oficiais, como o Portal e-CAC e o site institucional, para se comunicar com os contribuintes.