O rapper Oruam foi detido em flagrante na manhã desta quarta-feira, 26, durante uma operação policial em sua mansão, localizada no Joá, na zona oeste do Rio de Janeiro. A prisão ocorreu após a polícia localizar um foragido da Justiça, identificado como Yuri Pereira Gonçalves, em sua residência. Gonçalves, que estava sendo procurado por envolvimento com organização criminosa, foi capturado e com ele foi apreendida uma pistola 9 mm, equipada com kit-rajada e munição.
A operação também visava cumprir mandados de busca e apreensão contra Oruam e sua mãe, Márcia Nepomuceno, pela Justiça de Santa Isabel (São Paulo). O rapper é investigado por disparos de arma de fogo em um condomínio em Igaratá, no interior paulista, ocorrido em dezembro de 2024. Devido à presença de um foragido em sua casa, Oruam foi autuado por favorecimento pessoal, um crime cometido por quem ajuda fugitivos a escapar das autoridades.
Além dessa prisão, Oruam já havia se envolvido em outros incidentes com a Justiça, como uma detenção na semana anterior, quando foi flagrado realizando manobras perigosas com um veículo na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Ele foi liberado após pagar fiança de R$ 60 mil. O rapper é filho de um conhecido traficante, com ligações apontadas pelo Ministério Público com o Comando Vermelho.