O Projeto Quilombo Inteligente (QI), iniciativa do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), está com inscrições abertas até 31 de março para jovens de quilombos, favelas, aleias e comunidades tradicionais. A proposta visa promover a formação em diversas tecnologias, como inteligência artificial, gamificação, Internet das Coisas e telefonia 6G, além de debates sobre a identidade quilombola. Durante o primeiro semestre de 2025, o QI realizará encontros, uma game jam e o compartilhamento de referências para o desenvolvimento de projetos.
A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens entre 14 e 24 anos para atuar em áreas como produção cultural, gestão de empresas locais, pesquisa qualitativa, design de jogos e apoio a iniciativas de proteção ambiental e promoção de direitos sociais. Os participantes terão a oportunidade de se profissionalizar em áreas emergentes e de alto impacto no mercado de trabalho, com foco em tecnologias avançadas e inovação social.
As inscrições são gratuitas e voltadas para adolescentes, sendo que o formulário online está disponível para aqueles interessados em participar. Ao todo, serão oferecidas 100 vagas para o QI, que visa impactar positivamente a formação e o futuro de jovens em comunidades históricas e marginalizadas. O projeto busca criar oportunidades de inclusão digital e profissionalização para essa população.