Em dezembro de 2024, o volume de serviços prestados no Brasil registrou uma redução de 0,5% em comparação com novembro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi observada em três das cinco principais atividades de serviços: serviços profissionais, administrativos e complementares, informação e comunicação, e outros serviços. As perdas mais expressivas ocorreram no segmento de outros serviços, com um recuo de 4,2%, enquanto os avanços se limitaram a transportes, que teve um crescimento de 0,1%, e serviços prestados às famílias, com alta de 0,8%.
No entanto, ao comparar o desempenho anual, o setor de serviços teve um bom resultado em dezembro de 2024, com um crescimento de 2,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado marcou o nono mês consecutivo de alta. Quatro das cinco atividades analisadas apresentaram crescimento, com destaque para a informação e comunicação, que registrou uma alta de 5,2%, e os transportes, que aumentaram em 2,9%. O único segmento a registrar queda foi o de outros serviços, que teve uma redução de 5,1%.
O índice de difusão, que mede o percentual de serviços com crescimento em relação ao ano anterior, apresentou uma leve diminuição, passando de 55,4% em novembro para 53,6% em dezembro. Apesar disso, o setor de serviços segue com uma tendência positiva, refletindo uma recuperação em várias áreas, especialmente no transporte e no atendimento às famílias.