Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante neste sábado (22) após a Polícia Militar receber informações da Polícia Federal sobre uma quadrilha que vinha aplicando golpes em agências bancárias de Governador Valadares. A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) e envolveu também as Polícias Civil, Militar e Penal. A investigação apontou que o grupo estava operando em pelo menos cinco cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Governador Valadares.
Segundo as autoridades, os criminosos instalavam dispositivos fraudulentos nos caixas eletrônicos para impedir que clientes retirassem seus cartões. Com isso, as vítimas eram levadas a ligar para uma central de atendimento falsa, onde, por meio de manipulação psicológica, os golpistas conseguiam acessar dados pessoais e senhas bancárias. Com essas informações, as contas dos clientes eram saqueadas.
Após a prisão, foram encontrados no local materiais como cartões de crédito, equipamentos para a montagem dos dispositivos e dinheiro. Os detidos foram autuados por associação criminosa, fraude eletrônica e dano qualificado, com penas que podem ultrapassar quatorze anos de prisão. A ação visa combater a criminalidade organizada na região.